terça-feira, 26 de novembro de 2013

PARMÉNIDES DE ELEIA

Parménides, cidadão de Eleia, teria nascido entre 540 e 439 a.C. segundo as indicações de Apolodoro, mas esta informação entra em oposição com o testemunho de Platão (grande admirador de Parménides) que afirmava que o mesmo teria sessenta e cinco anos quando conhecera Sócrates ainda muito jovem em Atenas. Assim, Parménides teria nascido algures entre 516 e 511 a.C e foi o primeiro a expor a sua filosofia em verso, exemplo que só seria retomado mais tarde por Empédocles. Do grande poema de Parménides "Da Natureza", contudo, só nos restam fragmentos que perfazem um total de cento e cinquenta e quatro versos.
Segundo Diógenes Laércio, Parménides, rico e virtuoso, teria sido discípulo de Xenófanes e de Anaximandro e ter-se-ia associado aos pitagóricos Amínias e Diochaito. Sabe-se que Parménides exerceu um grande impacto em Platão (que o apresentou para a posteridade como um velho homem de cabelo quase branco, elegante e de porte distinto) e que, para expressar a sua admiração, lhe dedicou um diálogo.

Algumas ideias

- o todo é finito, equidistante do centro;
- Deus é imutável, limitado e esférico;
- Tudo se processa em função da necessidade, que consiste numa conjuntura de fatalidade, justiça e providência criadora do mundo.

http://d-natureza.blogspot.pt/

http://d-natureza.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário